Giovanni Canuto | Investimentos e Renda Extra

As Redes Sociais Irão Afetar as suas Decisões Financeiras

Boa tarde, meus amigos! Como estão?

De vez em quando vou estar enviando e-mail também durante a semana para vocês. Afinal..

Estou sempre estudando, aprendendo, refletindo.

Vou estar praticando ainda mais a escrita.

Gosto de conversar com vocês que me acompanham por aqui.

Esses dias eu estava refletindo sobre como podemos ter as nossas tomadas de decisões nos investimentos influenciadas pela forma como consumimos conteúdo nas redes sociais. Portanto, hoje quero conversar com você sobre:

Quais os formatos de conteúdo nas redes sociais

Como costumamos consumir conteúdo

Como interfere na nossa mentalidade de investidor

O que eu faço e o que você pode fazer

⏱️ Tempo total de leitura: 03 minutos e 54 segundos

FORMATOS DE CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS
Conteúdos Longos x Conteúdos Curtos

Cada plataforma de rede social (Estou considerando o YouTube como uma delas) oferece um formato único de conteúdo que influencia na forma como interagimos com a informação.

O YouTube é voltado para:
Vídeos longos e detalhados, que permitem uma exploração mais profunda de alguns temas complexos, como investimentos. Isso o torna ideal para quem busca conhecimento sólido e análises mais completas.

O Instagram se destaca pelo:
Conteúdo visual e de curta duração, como stories, posts no feed, carrossel e os famosos reels, que entregam informações rápidas e muitas vezes superficiais. Enquanto é ótimo para captar tendências visuais e inspirações, pode não ser o melhor formato para absorver informações complexas e críticas para decisões financeiras.

Enquanto que no Twitter e TikTok podemos notar o seguinte:
No Twitter, o foco da plataforma é a velocidade com que é propagada a informação, com mensagens rápidas e objetivas, o que pode criar um ambiente ideal para quem precisa de atualizações instantâneas, mas também pode tornar as pessoas cada vez mais compulsivas.
Já o TikTok, com vídeos curtos e dinâmicos, oferece uma experiência de entretenimento que é mais voltada para capturar a atenção imediata do que para aprofundar o conhecimento.

 🤜🤛 Vamos interagir?

Agora antes de prosseguirmos, gostaria de saber de você.

CONSUMO DE CONTEÚDO
Como costumamos consumir conteúdos

Quando estamos assistindo a algum conteúdo no YouTube, normalmente dedicamos muito mais tempo para assistir vídeos longos e que conseguem explorar tópicos com mais detalhes.

Para quem pensa em aprender mais sobre investimentos, isso é uma grande vantagem, já que a plataforma permite que nós consigamos fazer um estudo mais completo do material disponibilizado de forma gratuita, desde a análise de uma empresa até estratégias mais complexas.

A possibilidade de pausar o vídeo, pesquisar mais sobre o tema e até comparar diferentes opiniões contribui para uma decisão de investimento mais informada e consciente.

No Instagram, o consumo é rápido e visual. Vemos com alguma frequência posts sobre “dicas” de investimentos ou lifestyle de influenciadores em apenas alguns segundos, mas raramente temos contexto ou profundidade.

Muitas vezes fazem apenas para ganhar visualizações em cima de quem está passando o dedo na tela. Isso pode gerar uma visão superficial sobre o que realmente envolve uma boa decisão financeira, já que muitas vezes as informações são fragmentadas.

Twitter e TikTok, por sua vez, alimentam a urgência do consumo de informações.

No Twitter, as notícias podem moldar a todo momento o sentimento do mercado, criando uma mentalidade de curto prazo na cabeça de quem consome esse tipo de conteúdo, onde nos sentimos pressionados a agir rapidamente.

No TikTok, a natureza dos vídeos rápidos promove uma mistura de entretenimento e educação que, embora divertida, nem sempre gera uma base sólida para decisões de longo prazo.

INTERFERÊNCIA NA NOSSA MENTALIDADE DE INVESTIDOR
Como a nossa Mentalidade pode ser moldada de acordo com a forma como consumimos conteúdo

O tipo de conteúdo que consumimos afeta diretamente a nossa mentalidade como investidor.

No YouTube, com sua profundidade e grande variedade de materiais que encontramos nos diversos canais de finanças e investimentos, conseguimos construir uma base de conhecimento bem mais robusta.

Aqui, aprendemos a analisar o mercado com calma, focando no longo prazo, o que é essencial para quem busca investir com segurança e paciência.

Além disso, sabemos que no YouTube o lema é paciência. Tanto para quem cria conteúdo e deseja crescer o canal, quanto para quem acompanha e consome conteúdo.

Paciência é uma das grandes virtudes dos investidores que obtiveram sucesso ao longo dos anos.

Por outro lado, plataformas como Instagram, Twitter e TikTok promovem uma mentalidade de velocidade e imediatismo.

A constante rotação de informações e tendências pode encorajar decisões rápidas e, às vezes, impulsivas, o que nem sempre é vantajoso para quem investe.

O imediatismo dessas plataformas pode fazer com que priorizemos o curto prazo em detrimento de estratégias de crescimento sustentável da nossa carteira de investimentos e diversificação dela como um todo.

Portanto, quem busca consistência e crescimento estável nos investimentos deve priorizar o YouTube.

O formato de vídeos longos permite a análise detalhada e comparativa, essencial para investidores que pensam a longo prazo.

Quanto mais profundo for o conhecimento, menor a probabilidade de se deixar levar por ruídos do mercado, e maior será a segurança nas decisões tomadas.

O QUE EU FAÇO
E o que você pode fazer a partir de agora

Nesta altura do campeonato você já deve ter percebido que sou um defensor do YouTube.

Posso dizer que tenho conhecimento de causa para poder te afirmar que você será um investidor muito melhor para o longo prazo se passar a consumir mais conteúdos nesta plataforma.

Eu consumo conteúdo gratuito no YouTube desde 2014. Teve uma época que assistia a vídeos de investimentos, finanças, macroeconomia quase todos os dias.

A mentalidade blindada e de longo prazo que possuo hoje é muito graças ao que consumi de YouTube durante todos esses anos com os canais de finanças que acompanho há bastante tempo.

Vou até recomendar alguns aqui pra você..

Mas lógico que primeiramente vou recomendar o meu canal rsrs

Caso ainda não seja inscrito, aproveita e já se inscreve lá.

Nesses últimos vídeos eu tenho mostrado mais vlogs da última viagem que fiz para o Caribe e EUA. Mas mês que vem já volto a falar muito mais sobre investimentos e finanças.

Giovanni Canuto

Investimentos, Finanças, Milhas, Viagens, Vlogs e tudo mais que eu achar de interessante para compartilhar 😉

Agora sim.. segue abaixo outros canais muito bons para você passar a acompanhar:

Investidor Sardinha

Canal do Holder

Dica de Hoje

Fernando Ulrich

Economista Sincero

No mais, espero que essa breve Newsletter tenha aberto mais a sua mente quanto a forma que consumimos conteúdo a todo momento nessas diferentes plataformas e como isso pode afetar as nossas tomadas de decisões nos investimentos.

Muito obrigado por ler até aqui. Se essa edição da nossa Newsletter foi útil de alguma forma para você, eu ficaria muito feliz se pudesse recomendar para aqueles seus amigos e familiares que você acha que tem interesse nesses assuntos. Basta clicar aqui e enviar esse link para eles.

Um grande abraço e até a próxima! 💪🏻

Quando sentir que é o momento existem 2 maneiras em que eu posso te ajudar:

01) Consultoria de InvestimentosTorne-se um Investidor Completo em no máximo 30 dias e tenha uma Carteira de Investimentos Sólida e Rentável focada no Longo Prazo, de acordo com o seu Perfil e Objetivos.

02) Passagens AéreasSe estiver planejando uma viagem, então saiba que pode contar com o nosso time de Agentes. O nosso atendimento e suporte é 100% humanizado, visando sempre oferecer uma viagem com segurança, conforto e economia para você. Conheça mais sobre a FlyMota Viagens clicando aqui.

Está curtindo o conteúdo? Compartilhe!

Iniciar conversa
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?